3 passos para ter uma vida saudável
0
Avatar

Com o aumento da incidência de males como a obesidade e a depressão, a busca por ter uma vida mais saudável tem se tornado uma prioridade. Com rotinas cada vez mais intensas, não temos muito tempo para cuidarmos de nós, e deixamos de lado a nossa saúde.

Porém, é fundamental colocar seu bem-estar em primeiro lugar. Só assim é possível sair do sedentarismo, ter mais estabilidade para lidar com os problemas do cotidiano e conquistar mais qualidade de vida.

Que tal saber um pouco mais sobre como investir na sua saúde? Veja a seguir um passo a passo para ter uma vida mais saudável.

Passo 1: Tenha uma boa rotina de sono para repor a energia
É durante o sono que o nosso corpo se regenera e descansa das atividades realizadas durante o dia. Há ainda uma série de funções e liberações hormonais que só acontecem quando estamos dormindo.

Por esse motivo, dormir bem é muito importante e garante a saúde física e mental. Então, por mais que a sua vida esteja agitada, procure criar uma boa rotina de sono. Estabeleça um horário para dormir e prepare-se para ele. Desligue a televisão, tome um banho, vista uma roupa confortável e procure acalmar a mente.

Crie um ritual que funcione para você e respeite seu corpo. Se você descansa o suficiente, vai conseguir render muito mais no dia seguinte.

Alimente-se bem para ter uma vida mais saudável
Outro ponto fundamental para ter uma vida mais saudável é comer bem. Isso não quer dizer que tenha que fazer dietas restritivas ou se alimentar somente de verduras e frutas. Comer de maneira saudável significa fornecer ao corpo tudo o que ele precisa para realizar bem as suas atividades diárias.

Evite os doces, as frituras, a farinha branca e os produtos industrializados. Dê sempre preferência à “comida de verdade”, como carnes, legumes e até mesmo o tradicional arroz com feijão.

Valorize o momento de se alimentar e mantenha sua atenção nesse período. Mastigue com calma, coma sem pressa e evite distrações. Por exemplo, comer vendo televisão ou usando o celular. Isso pode fazer com que você não fique atento ao que está colocando no prato, nem perceba quando a fome está saciada. Pense que esse é o momento em que você está nutrindo seu corpo, e isso demanda cuidado.

Pratique exercícios com regularidade
Você não precisa ser um atleta ou passar horas em uma academia para ter uma vida mais saudável. Basta que você dedique alguns minutos do seu dia para se exercitar.

O grau de intensidade vai depender do estilo de vida que você leva. Para as pessoas sedentárias, meia hora de caminhada diária já faz diferença. Se você trabalha sentada, procure se levantar de tempos em tempos para esticar as pernas e se alongar.

E não se esqueça da respiração. Parar por alguns instantes para respirar profundamente faz com que você relaxe e se desligue dos fatores estressantes, por tempo suficiente para baixar os níveis de cortisol do sangue e garantir que chegue ao final do dia com o nível de estresse muito baixo.

Se você deseja ter uma vida mais saudável, é importante começar a mudar seus hábitos agora mesmo. Não importa se você nunca pensou nisso até o momento. Acrescente alguns minutos de exercício, procure dormir mais cedo e troque as frituras e doces por comidas mais saudáveis. Com o tempo, os benefícios serão tantos que você vai querer intensificar esses novos hábitos.

Que tal começar hoje mesmo? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a mudarem de vida para melhor.

Deixe um Comentário

Seu email não será divulgado.

0

TOPO

X
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Powered by