Água: qual a quantidade diária e qual é o seu benefício?
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Nosso corpo é composto por 70% de água. Dessa forma, ela participa de todas as funções metabólicas e é essencial para a manutenção da saúde. Quando você ingere a quantidade correta de água, seu corpo funciona melhor, você deixa de reter líquidos e evita doenças.

Entretanto, vale dizer que a quantidade ideal de água que uma pessoa deve ingerir por dia vai depender de diversos fatores. Quer descobrir quais fatores são esses? Prossiga na leitura deste post e descubra!

Quais os benefícios de beber água?
O ser humano sobrevive muito mais tempo sem comida do que sem água. Sem esse líquido estruturante de nosso corpo, corremos o risco de entrar em colapso e morrer. No entanto, para ter uma saúde melhor, você precisa ingerir muito mais que a quantidade mínima para sobreviver.

Ao adotar esse hábito, seu sistema excretor vai funcionar melhor; as toxinas serão eliminadas com mais facilidade; o cérebro funcionará de maneira mais ativa; a retenção hídrica diminuirá; e o aspecto da pele, das unhas e dos cabelos melhorará consideravelmente. Isso para citar apenas alguns benefícios da ingestão correta!

Como descobrir a quantidade ideal para mim?
A quantidade diária de ingestão do líquido está condicionada a fatores como seu tamanho, sua idade e seu estilo de vida. No calor ou durante a prática de atividades físicas, por exemplo, incentiva-se um consumo maior. Da mesma forma que é fácil observar que uma criança precisará de menos água que um adulto.

Se você deseja saber a quantidade de água ideal para você, a recomendação é multiplicar o seu peso por 0,03. Dessa forma, se você pesa 60 quilos, por exemplo, a quantidade sugerida para ingestão diária ficaria entre 1,8 e 2 litros.

Vale observar que esse é um cálculo generalista, baseado em um ser humano comum. Algumas pessoas podem ter maior ou menor necessidade de água. Atletas e pessoas em processo de hipertrofia costumam precisar de uma quantidade maior de líquidos no organismo, enquanto pacientes em diálise não podem ingerir mais de 500 ml de líquidos por dia.

Qual a melhor maneira de beber água?
Se você tem dificuldades em beber água, uma boa dica é apostar nas versões saborizadas. Coloque frutas, como o limão e o abacaxi, dentro de um recipiente com água e vá ingerindo durante o dia.

Outra opção bastante viável são os chás. Tome cuidado com sucos e bebidas açucaradas. Pense que dois litros de suco, por mais saudável que seja, contém muito açúcar, o que acaba fazendo muito mal à saúde.

Como lembrar de beber?
Se você não tem o hábito de beber água, saiba que fracionar o consumo é a melhor opção. Considere que é bem melhor para o organismo que você beba pequenos goles com frequência a ingerir uma garrafa inteira de uma só vez.

Existem ainda aplicativos específicos para lembrar você da hora de beber. Normalmente o maior consumo deve ser na parte da manhã e durante a tarde. Evite líquidos na hora das refeições, pois atrapalham a digestão. Também antes de dormir, pois se levantar para ir ao banheiro certamente vai interferir negativamente no seu sono.

Como já deu para perceber, beber água durante o dia é fundamental para o bom funcionamento do seu corpo. Primeiramente, verifique qual seria a quantidade ideal para o seu perfil. Fracione a ingestão durante o dia e pronto!

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